fisl10 é o maior espaço brasileiro para desenvolvedores em tecnologias livres

Liberdade tecnológica é um dos temas centrais do Fórum

O maior e mais antigo evento de tecnologia do país – o Fórum Internacional Software Livre (fisl), que acontece de 24 a 27 de junho, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre (RS), chega a sua décima edição como o maior encontro de comunidades de software livre da América Latina e um dos maiores do mundo. “Um grande encontro físico daqueles que anualmente e cotidianamente se encontram na rede para trabalhar, compartilhar conhecimentos e ideais”, definiu o coordenador geral do fisl10, Marcelo Branco.
Com expectativa de reunir mais de 8 mil pessoas, o fisl10 irá discutir, entre outros temas, a questão da liberdade tecnológica. “A edição de 2009 do evento traz para o centro do debate a liberdade tecnológica e do uso da internet, através de diversas discussões de assuntos ligado ao tema”, afirmou Branco em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (4).
Em quatro dias de evento, serão mais de 300 atividades, incluindo palestras, workshops, oficinas e eventos comunitários. Grande parte destas atividades (76%) terá enfoque tecnológico, voltadas ao público formado por programadores e desenvolvedores de tecnologias livres.

Construído através de diversos comitês e utilizando a dinâmica da rede, o fisl10 terá ainda entre outras atrações, o I Festival Internacional de Robótica Livre, a Festa de Assinatura de Chaves, a Mostra de Soluções e Negócios Livres, o Festival de Cultura Livre, a Arena de Programação Livre e os eventos descentralizados, que serão realizados a noite, em tradicionais espaços culturais noturnos da capital gaúcha, como Ocidente, Ponto de Cultura Odomodê, Ponto de Cultura Quilombo do Supapo e Bar Opinião.

Outra novidade desta edição é a Rádio Software Livre, criada numa parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), que trará notícias, entrevistas e programação musical direto do fisl.
Crescimento do fisl
Idealizado em 1999, o Fórum Internacional Software Livre ao longo de suas nove edições contribuiu e acompanhou todo processo de desenvolvimento e crescimento do software livre no país, ocorrido na última década. O surgimento do evento foi motivado por uma firme convicção de seus criadores de que a luta pela liberdade e pela autonomia tecnológica de nosso país passaria necessariamente pelo software livre e pelos ideais construídos, inicialmente por Richard Stallman e, posteriormente, pela comunidade de hackers e desenvolvedores do sistema operacional GNU/Linux.
Hoje, o Brasil está no centro dos debates sobre software livre no mundo. “Temos a certeza que o fisl ajudou a consolidar uma imagem positiva do Brasil no cenário internacional e hoje é o evento de tecnologia mais conhecido e respeitado fora de nosso país”, disse Branco.
Em função do grande sucesso alcançado em uma década de realização do evento na capital gaúcha, o governador do Paraná, Roberto Requião, afirmou recentemente sua intenção de levar o fisl para seu Estado. Porém, o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, disse nesta semana que não abre mão da permanência do fisl no município e que a prefeitura da cidade fará tudo que tiver ao seu alcance para que as próximas edições do evento aconteçam em Porto Alegre. “Agora que contamos com o maior apoio da prefeitura, já manifestado pelo prefeito Fogaça, faremos de tudo para que o fisl continue em solo gaúcho”, manifestou o coordenador do fisl10.

Fonte: Assessoria de Imprensa fisl10

Nenhum comentário: