Software livre - Criando um ghost da maquina com o savepart, freedos e gag parte1.

No nosso  dia á dia é muito importante conhecermos ferramentas que possam facilitar a nossa  vida na execução das tarefas diárias. Umas dessas ferramentas que podem diminuir o nosso trabalho, são as ferramentas de ghost que nos auxiliam a restaurar as imagens das  maquinas para um estado anteriormente salvo. Nessa primeira parte irei apresentar as ferramentas e na segunda parte irei mostra como usa-las.

Existem varias ferramentas  pagas, porem nesse tutorial parte irei apresentar 3 ferramentas livres que combinadas, nos proporcionam restaurar uma maquina em minutos e o melhor de tudo é que qualquer usuário pode fazer essa tarefa, bastando apenas escolher a opção de  boot e  digitar uma senha.



Freedos: FreeDOS  é um sistema operacional Livre para a arquitetura x86 que visa dar compatibilidade com os programas dos já conhecidos sistemas operacionais compatíveis com DOS podendo ser copiado, utilizado e modificado livremente.




 A princípio,GAG (The Graphical Boot Manager) é um gerenciador de boot livre  contém as principais opções também já existentes nos principais gerenciadores de boot do mercado, como o Grub e o Lilo. Podemos destacar a a possibilidade de atribuir uma senha ao menu de configuração,  que usaremos para proteger a partição com  ghost da máquina.



Partition Saving (Savepart) é um programa que salva, restaura e copia seus discos rígidos, partições  e outros periféricos DOS, Windows e Linux.
Desta maneira, você poderá salvar suas partições em apenas um arquivo e salvá-lo num CD ou autros periféricos de armazenamento. Em caso de perda na partição ou problemas de instalação de softwares, você ainda poderá restaurar a versão funcional de backup.

Na segunda parte desse tutorial que colocarei na próxima semana, iremos mostra como utilizar um script modificado do savepart junto com o freedos e GAG para restaurarmos uma imagem de  uma maquina e facilitando o nosso trabalho.

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá amigo. Eu uso o Clonezilla, ele já faz tudo, até gerar um DVD de restauração. Com ele posso ter um DVD tipo "recovery" para reinstalar o sistema sempre que quiser, em minutos. Dá uma olhada que vale a pena. Abraços!

Tiago Nobrega-Linux RN disse...

Olá anonimo,

o interessante desse tutorial eh que a imagem fica salva em uma particao bastando apenas digitar a senha para o restaurar automatico, no meu caso eh o mais interessantes por gerenciar empresas fora da minha cidade, bastando orientar o usuário a apertar um botao e digitar a senha. mas vou dar uma olhada no clonezilla.

vlw

r3df00t disse...

Também há o UDPCAST (http://udpcast.linux.lu/), que apesar de não se enquadrar exatamente na tarefa de gerar imagens de restauração faz um trabalho fantástico na replicação de máquinas (é fantástica pra uso em laboratórios de Informática).

Anônimo disse...

Tiago, com o Clonezilla o DVD de recovery apenas exige que vc clique "y" 2 vezes, e já era. Claro, há a limitação de tamanho. Mas por outro lado, a restauração fica independente do HD. Bom, quero conhecer a sua dica também, vou aguardar a segunda parte. Eu só comentei do Clonezilla porque resolveu muitos problemas para mim, era algo que eu procurava faz tempo. Trabalho em prefeitura e muitos usuários que temos não sabem nada de informática. Uma restauração do tipo yes, yes, finish resolveu muita coisa por aqui. Um abraço

Leandro - androle.pro.br

Anônimo disse...

depois que descobri que o Norton Ghost também gera imagens de partições Linux ext3, foi para mim mais confortável usar o programa visto que já tenho instalado na partição que mantenho com o Windows em minha maquina. Para gerar a imagem do Ubuntu, só preciso iniciar o PC com o CD do Norton Ghost no drive e fazer como faria no Windows. O Norton Ghost não é software livre, mas me atende plenamente.