Proteção: OIN adquire mais 22 patentes que poderiam ameaçar o Linux

A Open Invention Network, iniciativa cujos participantes usam conjuntamente seus portfólios de patentes para desencorajar processos relacionados ao uso de patentes de software em programas de código aberto, adquiriu 22 patentes que pertenceram previamente à Microsoft, e alegadamente estão relacionadas a tecnologias implementadas no Linux.

No anúncio oficial a entidade afirma que, independentemente da qualidade das patentes ou de o Linux realmente infringi-las ou não, a possibilidade de elas caírem nas mãos de ‘patent trolls’ que as usariam para tentar causar dano ao Linux era uma ameaça real, e agora foi neutralizada.

A aquisição não ocorreu diretamente da Microsoft, e sim por intermédio do Allied Security Trust, integrado por empresas como HP, Motorola, Ericsson e Google, que adquiriu o conjunto de patentes da Microsoft e as repassou ao Linux.

Como é usual, a lista das patentes envolvidas, ou maiores detalhes sobre elas, não é uma informação que consta nos comunicados divulgados para o público em geral. (via lwn.net).

Fonte: brlinux

Nenhum comentário: