Prefeitura prepara participação no Fórum Internacional Software Livre

Estiveram reunidas hoje, 8, diversas secretarias da Prefeitura de Porto Alegre para debater de que forma o poder municipal pode apoiar o 10º Fórum Internacional Software Livre (fisl10), que acontece de 24 a 27 de junho, no Centro de Eventos da PUCRS. O encontro com os organizadores do evento, Marcelo Branco, Sady Jacques e Mário Teza, cumpre a determinação do prefeito José Fogaça, que garantiu total apoio para que o evento continue a ser realizado em Porto Alegre. Para 2010, o grupo está formatando uma proposta, que deverá ser concluída na próxima semana.


O encontro entre os diretores-presidentes da Procempa, André Imar Kulczynski, e a Agência Inova Poa, Newton Braga Rosa, a secretária-adjunta da Cultura, Ana Fagundes, a coordenadora de eventos do Turismo, Márcia Girardi, e a coordenadora de Publicidade da Secretaria de Comunicação Social, Aline Kusiak, pontuou as necessidades do fisl, que nesta edição já tem mais de 5.000 inscritos e deve movimentar R$ 5 milhões na cidade. Além do apoio da Procempa, que todos os anos participa do evento, um grande espaço envolvendo diversos órgãos públicos está sendo projetado.


Nesta edição especial, que marca os dez anos do fisl, a Cultura vai apoiar o "Festival de Músicas Para Baixar", que será realizado pela primeira vez, reunindo músicos que disponibilizam sua produção para download e as atividades culturais descentralizadas, que serão realizadas durante a noite, em diferentes pontos da cidade. O Turismo está projetando uma edição especial da Linha Turismo e do Caminho dos Bares para os participantes do evento. Uma nova reunião, na próxima semana, vai concluir a proposta.


A prefeitura também está formatando, junto aos organizadores, uma proposta de que o evento seja realizado no próximo ano, no Cais do Porto, em parceria com o governo estadual. A Agência Inova Poa já tem previsão orçamentária de recursos para 2010, e um projeto detalhado será concluído na próxima semana, para ser entregue ao prefeito.


O grupo definiu esta nova fase de ajustes como necessária, pelo crescimento do evento, que é o maior em número de participantes e mais antigo do país. O coordenador da Associação Software Livre.Org, Marcelo Branco, destacou a sintonia entre a prefeitura e os organizadores do evento. "Foi em Porto Alegre que o Fórum nasceu e cresceu nos últimos 10 anos. A nata da Internet brasileira se reúne aqui todos os anos, e a participação da prefeitura é fundamental para sustentar o crescimento do evento", apontou. E o diretor-presidente da Procempa garantiu todo o apoio. "Não é só a prefeitura que quer o fisl aqui, a cidade quer manter sua tradição" afirmou.

O fisl10 terá a participação de 50 palestrantes internacionais e mais de 350 palestrantes no total, que irão debater temas relacionados ao universo do software e da cultura livre na Internet com foco nas áreas de programação e novos negócios. Entre os participantes já confirmados estão Peter Sunde, criador do The Pirate Bay, o maior site do mundo para o acesso a downloads, e nomes como Richard Stallman, fundador do Movimento Software Livre, e John "Maddog" Hall, presidente fundador da Linux Internacional. Mais informações sobre no site www.fisl.org.br.


Fonte: Assessoria de Imprensa fisl10

Nenhum comentário: