Abes registra apreensão de 1,6 milhão de softwares piratas em 2008

São Paulo - A entidade destacou que foram realizadas 754 operações de apreensão no ano passado, um aumento de 5% em relação a 2007.

A Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) informou nesta segunda-feira (12/01) que o combate à pirataria em 2008 levou à apreensão de 1,6 milhão de CDs com softwares ilegais. Para chegar a esse resultado, a entidade destacou a participação de órgãos públicos e disse que foram realizadas 754 operações de apreensão em todo o País no ano passado.

Segundo a associação, também foram retirados do ar cerca 15,3 mil anúncios irregulares e 360 sites que comercializavam produtos ilegais, um número 48% superior em comparação com 2007.

A Abes informou ainda que, além do trabalho de repreensão à pirataria, foram adotadas medidas educativas. O Programa de Treinamento de Capacitação em Antipirataria passou por 24 cidades brasileiras em 2008 e contou com a participação de mais de 2,2 mil agentes públicos e 1,3 mil universitários e empresários. Esse programa explica como identificar software pirata, o prejuízo que eles causam e quais medidas devem ser tomadas.

O Projeto Escola Legal, por sua vez, procura ensinar às crianças a importância de não se piratear conteúdo protegido por direitos autorais. Em 2008 o programa visitou Campinas, Goiânia, Porto Alegre e São Paulo e atingiu 62 escolas. Segundo a Câmara Americana do Comércio (Amcham), mais de 12 mil alunos e 302 professores participaram dessa edição do projeto.

fonte: idgnow

Nenhum comentário: