KyaPanel vs Zimbra -Desenvolvedor integra e compara KyaPanel e Zimbra


“O KyaPanel é um software com quatro anos de idade. Maduro e confiável no gerenciamento de servidores ele possuí um dos seus módulos focado no gerenciamento de servidores de e-mail.
Algumas de suas características são exclusivas nesse tipo de software, pelo menos entre os softwares FLOSS disponíveis no mercado. O controle por usuário e por domínio do controle de anexos. É claro que há muito mais. Então, se você ainda não conhece bem o KyaPanel, dê uma olhada em sua descrição.
O Zimbra é muito bom. Simplesmente o mais lindo e bem feito Webmail FLOSS disponível atualmente no mercado. Mas Zimbra é muito mais do que apenas “uma cara bonita”. Ele é um servidor de e-mail completo com sua própria interface de gestão.
E esse é o ponto: KyaPanel é um gestor melhor. Ele possui muito mais opções, dando assim, mais flexibilidade no controle e gestão de usuários e domínios.
“Nós apenas fizemos os dois trabalharem juntos, assim, todo mundo pode ter o melhor dos dois ambientes”, comenta Anahuac de Paula Gil, o criador e mantenedor do KyaPanel.
Usando o Zimbra somente como webmail
Nós sabemos que, muito provavelmente, a equipe de desenvolvimento do Zimbra não vai gostar muito disso, mas uma vez que o KyaPanel estiver instalado e integrado, a interface de gestão dele não é mais necessária. Na verdade, usá-la nessas condições pode ser desastroso para o servidor de e-mail.
Desta forma o Zimbra não sabe que o KyaPanel está presente fazendo o trabalho pesado. Mas essa integração é fácil de ser feita graças à interface de administração através de comandos do Zimbra.
Usando o Kya-Filter como content filter para controlar as mensagens por domínio e usuário, têm-se um Servidor de E-mail seguro, funcional, flexível e amigável aos usuários comuns.
Posso controlar os usuários configurando tamanhos diferentes para suas mensagens? Sim. É exatamente isso o que o KyaPanel faz por você. Mas existem mais controles além desse. Pode-se controlar os usuários por tipo de anexo, por destinatário, por remetente, pelo número de destinatários e muito mais. Esse é o tipo de controle que o Zimbra não oferece.
A próxima novidade será o sistema de backup/restore que a equipe de desenvolvimento do KyaPanel está fazendo. Ele será publicado em breve, sob GPL.
KyaPanel
O KyaPanel é um painel para facilitar a administração de servidores Gnu/Linux melhorando a administração de rede. Atualmente são módulos: Gestão de E-mail e Gestão do Samba
O módulo de Gestão de E-mail gerencia servidores com Postfix + Courier e duas opções de base de dados: OpenLDAP e SQL. Se você optar por usar SQL poderá escolher entre PostgreSQL ou MySQL.
A mais inovadora característica do KyaPanel é sua perfeita integração com o Active Directory que permite a sincronização de usuários e senhas do seu servidor Windows e os usuários de e-mail que ficam armazenados no OpenLDAP.
O KyaPanel foi desenvolvido em três camadas: interface em PHP, núcleo em Shell Script e base de dados OpenLDAP ou SQL.
Fácil de instalar e com centenas de opções administrativas desenvolvidas em um código realmente simples, o KyaPanel é a mais atual ferramenta de administração de servidores.
* http://www.kyapanel.com
* http://www.kyapanel.com/wiki/doku.php?id=kyapanel:howto_zimbra_en
E quanto custa?
A verdade é que tanto o KyaPanel, quanto a versão OpenSource do Zimbra nao custam nada. Eles são gratuitos. E não há limitação de nenhum tipo.
Isso porque eles são FOSS, então, além de serem gratuitos, pode-se ver, estudar, alterar e redistribuir seus códigos. Bem-vindo à era da liberdade.”
referência (kyapanel.com).

Nenhum comentário: