Google investe em banda larga O3B

A Google anunciou que, com alguns parceiros, investirá no mercado de banda larga por satélites.

Juntamente com a Liberty Global (grande operadora de comunicação via cabo nos Estados Unidos) e o HSBC (banco britânico de atuação mundial, inclusive no Brasil), a Google criou uma empresa chamada O3b Networks; o nome O3b significa “Outros 3 bilhões”, referência à quantidade de pessoas no mundo que não têm acesso à banda larga.

A O3b já encomendou à Thales SA, maior empresa do setor na Europa, a construção de 16 satélites, a um custo de 500 milhões de euros (1.2 bilhão de reais); a previsão é que eles estejam em órbita no final de 2010.

Os serviços de 3G em banda larga não serão gratuitos, mas de acordo com comunicado da O3b, terão preços semelhantes aos da comunicação por fibra (os praticados por Speedy e Velox, por exemplo); segundo o Globo, isso pode representar redução de até 95% em relação aos preços atuais. A área de cobertura é de até 45 graus ao redor da linha do Equador, ou seja, aproximadamente a área que se localiza entre os trópicos; todo o território brasileiro acima da cidade de São Paulo estaria coberta.

Nenhum comentário: