TV Digital: Curso de Ginga NCL em São Paulo

“Inscrições abertas para o curso de desenvolvimento em TV digital
O curso de desenvolvimento de aplicações para TV Digital Interativa, usando o Middleware Ginga, vai acontecer em São Paulo, na sede da Faculdade IBTA, na Avenida Paulista, entre os dias 14 e 25 de julho, das 19:30 às 22:30. Fruto de uma parceria inédita entre o Laboratório Telemídia da PUC-Rio, desenvolvedora do Ginga, e a ITV Produções Interativas, o curso fornece os conceitos necessários para a concepção e o desenvolvimento de aplicações para TV digital usando a linguagem declarativa NCL. Ao concluir o curso, o aluno terá domínio da linguagem e dos softwares usados para desenvolver e testar programas de TV interativos no padrão Ginga. Todo material utilizado no curso é desenvolvido e licenciado pela PUC-Rio.

O curso é voltado para desenvolvedores de conteúdo interativo, jornalistas e produtores, gerentes de interatividade, publicitários, designers, programadores, alunos de comunicação, informática e engenharia. Não são exigidos conhecimentos prévios de programação, mas familiaridade com linguagens de marcação, como HTML e XML ajuda a compreender mais facilmente as aulas.
O Ginga é o middleware, um software que faz a ponte entre o sistema operacional do receptor de TV e as aplicações. Em outras palavras, é a plataforma da interatividade da TV digital brasileira, desenvolvida totalmente no país. É com base nesse software que o conteúdo interativo é desenvolvido. Já a linguagem NCL foi criada pelo Laboratório Telemídia da PUC-Rio e é utilizada para desenvolver aplicações interativas na TV digital. ”

referência (itvproducoesinterativas.com.br).

Um comentário:

Daniel disse...

Olá Pessoal,

Participei do projeto do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), e agora estou oferecendo treinamentos em Desenvolvimento de Aplicações para TV Digital. O foco do treinamento é o Ginga-J, a parte Java do middleware Ginga que será lançado em breve.

Mais informações em: http://overmedianetworks.com.br

Grato,

Daniel C. Uchôa