Papai Noel chega em julho para quem usa os drivers ATI open-source

“Muitos usuários Linux celebrarão o Natal daqui a cinco meses, mas parece valer a pena celebrar o feriado de festas hoje para usuários/as de drivers ATI open-source.

A AMD lançou um novo analisador sintático AtomBIOS, mas há mais com o que valha a pena celebrar. Soube-se agora que David Airle, junto com a Red Hat estiveram trabalhando em segredo no suporte a kernel-based mode-setting ou configuração de modos a partir do kernel, usando AtomBIOS. Na verdade ele revelou o código inicial nesta tarde entregando o suporte a kernel mode-setting para placas R500 (Radeon X1000).

Como descrito no artigo no blog de David Airlie, ele vêm experimentando este novo analisador sintático ATI nas ultimas semanas, começando a formular o código do kernel mode-setting (KMS). Este KMS ATI contém uma API no estilo GEM (gerenciador de execução gráfica) para a camada de usuário (user-space) no topo do gerenciador de memória TTM e do código do kernel mode-setting para as placas séries R500 e RS690.

O que falta ainda neste código inicial do kernel mode-setting é o suporte para GPUs antigas (R100/200/300/400) assim como para as novas GPUs R600 e RV770 (Radeon HD2000 até Radeon HD4800). Este suporte na verdade, vai ser portado a partir do driver DDX da xf86-video-ati. Suporte adequado a submissão de comando também está faltando assim como aceleração 3D e EXA pixmaps.

Este suporte a kernel mode-setting está atualmente hospedado em ramos separados, mas será movido ao ramo principal (master branch) e entrará no kernel Linux no futuro. David Airlie mencionou no canal de IRC radeon que o suporte a kernel mode-setting entrará no master logo atrás do suporte a KMD da Intel, mas antes, claro, teremos o GEOM entrando no master. David também espera entregar estas novidades com o Fedora 10 Beta.

Para usuários do driver ATI open-source, a diversão não termina hoje. O “rápido e sujo” ramo 2D do driver RadeonHD foi integrado ao master. Este trabalho foi portado do driver radeon e traz numerosas melhorias na aceleração 2D XAA/EXA (R500). Ainda, o driver RadeonHD agora tem Textured Video para a série ATI R500.”

referência (phoronix.com).

Nenhum comentário: