Google faz concurso no Brasil para incentivar mulheres nas carreiras de TI

O Google Brasil anunciou nesta semana um concurso do qual somente estudantes do sexo feminino podem participar: o objetivo, diz a empresa, é incentivá-las e inspirá-las a seguirem carreiras ligadas à engenharia e ciências da computação. As dez vencedoras ganharão laptops e também uma visita ao escritório de engenharia do Google em Belo Horizonte.

Segundo o site oficial do concurso Brazil Women in Technology, a visita realizada pelas vencedoras ao Google em dezembro terá diversos workshops, palestras e atividades sociais. O concurso brasileiro, que tem apoio da Sociedade Brasileira da Computação, é inspirado no prêmio Anita Borg, que em muitos países premia mulheres envolvidas com tecnologia.


Ao contrário do que ocorre no verão grego, ambiente que ensejou o bastante difundido registro fotográfico que demonstra a aproximação espontânea e crescente entre o público feminino e o Unix, no Google o foco é a baixa presença de mulheres na tecnologia. “No Google buscamos talentos e notamos que há um baixo índice de mulheres na área de tecnologia. [Nesse mercado] há falta de incentivo para que as mulheres que iniciam faculdade ou cursos técnicos se formem, é um espaço em que ainda existe uma grande predominância masculina”, afirmou Patricia Prieto, gerente de captação de talentos do Google Brasil.

O pré-requisito para que as brasileiras participem é estarem cursando da graduação ao doutorado em áreas ligadas à computação. As inscrições devem ser feitas entre 21 de julho e 8 de setembro.

Saiba mais (g1.globo.com).

Nenhum comentário: